DPE-MA alerta sobre tentativas de golpes em nome da instituição: ‘todos os serviços do órgão são gratuitos’
29/05/2025
(Foto: Reprodução) Segundo a Defensoria Pública do Estado do Maranhão, golpistas têm se passado por integrantes da instituição para solicitar pagamentos para liberar valores ou ainda pedir dados bancários dos assistidos. Defensoria Pública do Maranhão
Divulgação/DPE-MA
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) emitiu, nesta semana, um alerta sobre tentativas de golpes e cobranças indevidas feitas por criminosos em nome da instituição.
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Segundo a DPE-MA, recentemente, chegaram ao conhecimento do órgão casos de assistidos da Vara da Saúde que receberam ligações de pessoas se passando por funcionários da Defensoria. Em um deles, o assistido foi informado, falsamente, que o processo dele foi julgado procedente e, por isso, ele deveria repassar os dados bancários para liberação do alvará e dos valores da causa.
O assistido buscou a Defensoria Pública para confirmar que o episódio se tratava de uma tentativa de golpe e não repassou nenhuma informação durante a ligação recebida. O mesmo aconteceu com uma mulher assistida pela DPE, que deu entrada em um processo no último dia 8 de maio.
Diante disso, a Defensora Pública do Estado reforça que todos os seus serviços são totalmente gratuitos, abrangendo as populações vulneráveis e também a hipossuficiente, caracterizada como aquela que tenha renda inferior a três salários mínimos mensais.
Segundo o defensor público-geral do Estado do Maranhão, Gabriel Furtado, a orientação é que as pessoas sempre utilizem os canais oficiais da instituição, compareçam pessoalmente às unidades de atendimento, busquem a vara onde tramita o processo e desconfiem de qualquer solicitação de pagamento.
“O nosso atendimento é inteiramente gratuito. Por isso, a Defensoria Pública recomenda que a população fique atenta aos contatos suspeitos e que não responda a conteúdos duvidosos. Caso receba alguma cobrança indevida ou pedido de dados bancários, faça uma denúncia mandando uma mensagem pelo WhatsApp para (98) 99242-0257”, declara o defensor-geral Gabriel Furtado.
Informações
Para atendimento inicial em São Luís, os assistidos e assistidas podem entrar em contato com a instituição por meio do telefone (98) 2055-3010 ou pelo WhatsApp (98) 99181-2373. Denúncias sobre cobranças indevidas e tentativas de golpes podem ser feitas à Ouvidoria da DPE/MA pelo número (98) 99242-0257.
Os números de todos os Núcleos Regionais do interior do Estado e Especializados podem ser consultados no site da Defensoria Pública do Estado do Maranhão: https://defensoria.ma.def.br/dpema/portal/locais-de-atendimento.
Informações processuais ou atendimentos podem ser obtidos pelo Ligue 129 ou pelos números de Telegram (98) 99241-9770 (Cível e Família) ou (98) 99242-1930 (Criminal).
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