Mais de 64% dos consumidores pretendem comprar presentes para o Dia dos Pais em São Luís, aponta pesquisa
24/07/2025
(Foto: Reprodução) Rua Grande, em São Luís
Adriano Soares/Grupo Mirante
Uma pesquisa apontou que 64,4% dos consumidores de São Luís pretendem comprar presentes para o Dia dos Pais. O levantamento foi realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) e divulgado nesta quinta-feira (24).
Os consumidores devem ter um gasto médio de R$ 177 na compra dos presentes. Com isso, a movimentação de capital estimado para o período é de R$ 94 milhões em São Luís, que representa um crescimento de 9,82% em relação ao ano passado.
📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Cerca de 91,1% da população deve comprar apenas um único presente, priorizando itens de uso de pessoal. Entre os itens mais citados, estão roupas (36,1%), calçados (22,3%) e perfumaria (20,3%).
De acordo com a pesquisa, 21,8% dos consumidores ainda estão indecisos se irão ou não comprar um presente para o Dia dos Pais e apenas 13,8% da população não deve comprar presentes este ano. Esse último grupo é composto majoritariamente por pessoas com menor renda e escolaridade, cujos orçamentos têm sido fortemente afetados pelo aumento do custo de vida.
Para a Fecomércio, o bom desempenho da pesquisa está ligado diretamente à melhora no mercado de trabalho no Maranhão. Entre janeiro e maio, a Grande Ilha de São Luís registou a criação de 5.973 empregos com carteira assinada, segundo dados do Caged. Quando comparado com o mesmo período de 2024, houve a perda de 155 vagas no mercado de trabalho.
A Fecomércio aponta que o crescimento dos setores de construção e serviços tem contribuído para a recuperação da renda e fortalecimento da confiança das famílias.
Queda na inadimplência
A pesquisa aponta que fatores como a estabilidade no nível de endividamento e na inadimplência também são chaves para o crescimento na das intenções de compra.
Segundo o levantamento, 69,3% da população está endividada e o nível de inadimplência chegou a 27,3% em julho de 2025, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC).
Para a realização das compras, o uso do cartão de crédito com parcelamentos curtos e o pagamento à vista têm sido as principais opções dos consumidores.
Dívidas com cartão de crédito e bancos lideram o ranking de inadimplência no MA