Suspeito de matar major da PM em São Luís confessou o crime e indicou local onde arma usada no assassinato estava escondida
02/05/2025
(Foto: Reprodução) O suspeito confessou ser o autor dos disparos que mataram o major André Felipe. O crime aconteceu na última quarta-feira (30), em um posto de gasolina no bairro São Francisco, em São Luís. Preso segundo suspeito de participar do assassinato de major da PM em São Luís
O suspeito de ter matado o major André Felipe, em São Luís, confessou ter praticado o crime e indicou para a polícia onde havia escondido a arma de fogo usada para atirar contra o policial militar.
O crime aconteceu na última quarta-feira (30), em um posto de gasolina no bairro São Francisco, em São Luís.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
O suspeito de praticar o assassinato é Caio Lúcio, conhecido como 'CL', que foi preso na madrugada desta sexta-feira (2), após se entregar na sede da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), na capital maranhense.
O jovem se apresentou na SHPP na companhia de dois advogados e um pastor evangélico, por volta das 3h.
Caio Lúcio foi preso por suspeita de participação no assassinato do major André Felipe, em São Luís
Divulgação/Polícia Civil
Segundo o delegado George Marques, titular da SHPP, após o crime Caio Lúcio fugiu para a cidade de Barreirinhas, na região dos Lençóis Maranhenses. Porém, ele decidiu se entregar à polícia e confessar a autoria do assassinato.
“Ele já sabia que ia ser preso e optou por se apresentar na Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa, nessa madrugada. Nessa oportunidade, em que ele se apresentou na Superintendência, ele foi ouvido e confessou a autoria, confessou com detalhes. Ele apontou também para a nossa equipe o local onde a arma de fogo havia sido escondida. Tanto é que nossa equipe já fez a apreensão da arma de fogo, que bate com os elementos de munição, que foram arrecadados no local do crime. Ele também deu detalhes, incluindo a questão da moto que foi utilizada, a moto que está inclusive apreendida na Superintendência de Homicídios”, explicou o delegado.
Arma de fogo, que teria sido usada na morte de PM no Maranhão, foi apreendida pela Polícia Civil.
Reprodução/TV Mirante
O suspeito confessou ser o autor dos disparos que mataram o major André Felipe e afirmou que Ailton Silva Júnior, de 22 anos, suspeito morto em confronto com a polícia nessa quinta, era o piloto da moto usada na ação criminosa.
Ainda segundo o delegado George Marques, Caio Lúcio já tem passagem pela polícia por diversos assaltos, sendo que contra ele havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, o qual foi cumprido após ele se apresentar na SHPP.
A morte do major André Felipe está sendo investigada como latrocínio, roubo seguido de morte. De acordo com a Polícia Civil, não há evidência da participação de outras pessoas no assassinato do PM.
A polícia afirmou, ainda, que 'Ligeirinho', o líder de uma organização criminosa que morreu em confronto policial nessa quinta, em Barreirinhas, não teve ligação direta com a morte do PM em São Luís, mas deu abrigo a Caio Lúcio.
Relembre o crime
Major da PM morre após ser baleado em posto de gasolina em São Luís
O major André Felipe dos Santos de Carvalho morreu após ser baleado, nessa quarta-feira (30), em um posto de gasolina no bairro São Francisco, em São Luís. O PM era chefe da seção administrativa do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).
Imagens de câmeras de segurança do posto de gasolina registraram parte da ação criminosa (veja o vídeo acima). No vídeo, o carro que André Felipe estava estacionado no acostamento do posto quando dois homens chegaram em uma motocicleta atirando contra o veículo.
A vítima chega a sair do carro, dispara contra os bandidos e, em seguida, cai no chão. Toda a ação dura pouco mais de dois minutos. De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), a vítima estaria sendo perseguida pelos criminosos.
O major André Felipe teria percebido a perseguição, chegou a descer armado do veículo, atirou contra os bandidos mas foi atingido por um dos disparos. Em seguida, os criminosos fugiram do local.
O veículo que o major dirigia foi atingido por disparos na parte da frente e traseira. Após ser baleado, a vítima caiu ao lado do carro, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
O major era casado há sete anos, tinha dois filhos, e recentemente, no dia 21 de abril, havia celebrado o aniversário de 35 anos.
Suspeitos foram mortos pela polícia
Segundo as investigações, outras duas pessoas teriam participado do crime durante e após o assassinato. O que estaria pilotando a moto, Ailton Silva Júnior, de 22 anos, foi morto dentro de uma casa na Ilhinha, no bairro São Francisco, um dia após a morte do major.
De acordo com o relato policial, Ailton teria reagido a prisão e por isso foi morto com vários tiros. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, também deu a mesma versão em uma rede social.
“Ao reagir à prisão, um dos suspeitos de envolvimento no crime contra o major André Felipe acabou atingido por disparos de arma de fogo, indo a óbito", afirmou o governador.
O suspeito foi identificado como Ailton Silva Júnior, de 22 anos.
Divulgação/Redes sociais
Por meio de nota, a Secretaria da Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que o suspeito morto já possuía passagens pela policia pelos crimes de adulteração de sinais de veículos e porte ilegal de arma de fogo, sendo que a primeira ocorrência foi registrada em 2019, quando ele tinha 18 anos.
No mesmo dia da morte de Ailton, durante a tarde, a Polícia Civil informou que um segundo suspeito de envolvimento na morte do major André também foi morto 'em um confronto com policiais'.
Polícia procura por suspeito de atirar em major da PM
Segundo o relato da polícia, o suspeito foi identificado como 'ligeirinho' e era líder de uma organização criminosa. Ele teria ajudado na fuga de Caio Lucas, em Barreirinhas.
"Nossa equipe recebeu a informação de um apoio que o autor dos disparos poderia ter lá. Da mesma forma, quando a equipe chegou foi recebida a tiros, revidou e o individuo foi socorrido e veio a falecer no hospital", explicou o Tenente-coronel Fábio, comandante do policiamento metropolitano sul.
Quem era o major Felipe
Major André Felipe era casado e tinha dois filhos
Arquivo pessoal
O major André Felipe dos Santos de Carvalho era chefe da seção administrativa do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). Ele também era casado há sete anos, tinha dois filhos, e recentemente, no dia 21 de abril, havia celebrado o aniversário de 35 anos.
Quem era o major da PM assassinado em posto de gasolina, em São Luís
O velório de André Felipe foi realizado na Academia de Polícia Militar, no Calhau. Já o sepultamento ocorreu na última quinta-feira (1º), no Cemitério Pax União, em Paço do Lumiar.
Carro que major dirigia foi atingido por vários disparos
Reprodução/Redes Sociais
A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) se manifestou lamentando a morte do Major da Polícia Militar do Maranhão.
"A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão manifesta profundo pesar pelo falecimento do Major da Polícia Militar do Maranhão e servidor do Gabinete Militar da Alema, André Felipe dos Santos de Carvalho. Em meio à tristeza desta irreparável perda, expressamos nossa solidariedade a todos que sofrem com sua partida. Que o Major André Felipe seja sempre lembrado com respeito e gratidão por sua trajetória de dedicação e compromisso com o Poder Legislativo maranhense. Neste momento de dor, rogamos a Deus que o receba em Sua luz eterna e que conceda conforto aos corações enlutados, especialmente aos familiares, amigos e colegas de trabalho", diz a nota.
André Felipe era major da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA)
Reprodução/Redes Sociais